O Ministério da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente aprovou os pedidos de extensão da Norma e de entrada económica obrigatória das Organizações Interprofissionais de Azeite Espanhol e de Porco Ibérico (ASICI).
Esta terceira extensão é devida ao trabalho desenvolvido por estas organizações desde a sua constituição, assim como pela experiência acumulada na gestão de anteriores extensões da Norma.
Os objectivos da extensão da Norma da Interprofissional do Porco Ibérico (ASICI) serão a melhoria da rastreabilidade e a qualidade das produções de porco ibérico. Por outro lado, contribuirá para o cumprimento da norma de qualidade para a carne, o presunto, a paleta e a "caña de lomo" ibérico durante o período 2014-2016.
O Conselho avaliou que as acções propostas são de interesse económico geral para todo o sector, beneficiando por igual os agentes económicos integrados na Organização Interprofissional e os que não pertenecem a esta, sem discriminação entre operadores económicos e outros. Por este motivo, os votos do Conselho foram favoráveis por unanimidade nas duas ocasiões.
Quinta-feira, 24 de Julho de 2014/ MAGRAMA/ Espanha.
http://www.magrama.gob.es