O Ministério da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente publicou no Boletín Oficial del Estado do passado sábado, uma Ordem ministerial na que se estabelecem as bases regulamentadoras e onde se destinam apoios públicos para os titulares de explorações agrárias, destinadas à obtenção de avales da Sociedad Anónima Estatal de Caución Agraria (SAECA) que garantam empréstimos para financiar as suas explorações.
Esta Ordem contribui para fazer face às dificuldades no acesso ao crédito das explorações agrícolas, afectadas por uma descida da produção vegetal em 2014, originado pela queda dos preços e produções em determinados sectores, bem como pela seca e pelo veto russo. Estes apoios também pretendem contribuir para paliar os efeitos provocados nas explorações agrárias pelas inundações ocorridas no Inverno de 2015 no Noroeste da Península.
Mediante esta Ordem serão concedidos apoios destinados a financiar até 100% do custo dos avais concedidos pela Sociedade Anónima Estatal de Caución Agraria (SAECA) para novos empréstimos de até 40000 euros por beneficiário. Este limite poderá ser superado nos créditos concedidos no âmbito da Línha ICO-garantia SGR/SAECA, tendo em conta, neste caso, os limites próprios da citada linha nas operações avalizadas pelo SAECA. O volume máximo de capital avalizado previsto na linha é de 60 milhões de euros.
O prazo de candidatura às ajudas começou a 21 de Junho e termina a 30 de Setembro de 2015.
Segunda-Feira, 22 de Junho de 2015/ MAGRAMA/ Espanha.
http://www.magrama.gob.es