O Ministro espanhol da Agricultura, Pescas e Alimentação, Luis Planas, anunciou, na passada sexta-feira, 10 propostas de acção do Governo, derivadas das conclusões do Fórum de Diálogo sobre a Pecuária Extensiva em Espanha, para responder aos desafios de um sector que considerou um dos mais frágeis de toda a produção agrária espanhola.
As 10 iniciativas dividem-se em três âmbitos de acção:
- simplificação administrativa,
- sanidade animal e
- rentabilidade.
Dentro do grupo de iniciativas no âmbito da simplificação administrativa, Planas explicou que, com a figura do veterinário de exploração, o ministério nunca pretendeu criar uma carga, mas sim apoiar os produtores, e reconheceu que a maioria das explorações já têm assistência através dos agrupamentos de defesa sanitária pecuária. As explorações que não designem um veterinário, estarão obrigadas à visita zoosanitária periódica em função dos seus riscos sanitários, conforme a normativa europeia.
Por outro lado, o Ministro mostrou a sua disposição em rever e simplificar o conteúdo do plano sanitário integral, o sistema integral de explorações e o plano de bem-estar animal.
O Ministro também se comprometeu a introduzir as propostas do sector na proposta de regulamento de bem-estar animal no transporte e será esta a posição que a Espanha irá defender no debate europeu sobre este tema.
17 de Maio de 2024/ MAPA/ Espanha./ https://www.mapa.gob.es