X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Espanha: fomento da integração cooperativa

O Departamento está a impulsionar a inclusão de uma linha específica destinada a fomentar a integração cooperativa, dentro das medidas que se contemplarão no Plano Nacional de Desenvolvimento Rural.

14 Novembro 2013
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O ministro da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente, Miguel Arias Cañete, comunicou na passada semana que o seu Departamento está a impulsionar a inclusão de uma linha específica destinada a fomentar a integração cooperativa, dentro das medidas que se contemplarão no Plano Nacional de Desenvolvimento Rural.

Arias Cañete comentou que uma das grandes linhas do seu Departamento, desde o início desta Legislatura, foi a de fomentar a integração da oferta no sector agro-alimentar. Trata-se, explicou, “de dotar de dimensão adequada as empresas para que possam fazer frente aos desafios do mercado global nas melhores condições, que tenham capacidade de negociação, possibilidades de acesso a novos mercados e potencial inovador”.

Neste sentido, o ministro apontou que em Espanha existe um significativo movimento cooperativo de base, no que 4.000 cooperativas agrupam 1.100.000 sócios, que dão emprego directo a mais de 97.000 pessoas, e com um crescimento interanual médio da ordem dos 5%. Além diso, as suas vendas superam os 19.000 milhões de euros, o que significa 46% da produção final agrária e 22% do valor das vendas líquidas da indústria agro-alimentar espanhola.

Desta forma, Arias Cañete referiu que a Lei de Fomento da Integração de Cooperativas e outras Entidades Associativas, aprovada com o consenso de todas as forças políticas e do sector, fornece ferramentas e apoios para fomentar a integração em entidades associativas potentes, de âmbito supra-autonómico.

O ministro avançou também que se está a trabalhar num Real Decreto que fixará os requisitos necessários para o reconhecimento das Entidades Associativas Prioritárias de carácter supra-autonómico. E anunciou que, a breve prazo, será apresentado um Plano Estatal de Integração Associativa e, posteriormente, será aprovado um Real Decreto de Ajudas Vinculadas.

Quarta-Feira, 6 de Novembro de 2013/ MAGRAMA/ Espanha.
http://www.magrama.gob.es/

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista