A taxa de variação anual do IPC geral durante o mês de Dezembro foi de 0,8%, quatro décimas superior à registada no mês anterior. O grupo com maior influência positiva no aumento da taxa anual foi o transporte e o grupo que se destaca pela a sua influência negativa foi a habitação.
Relativamente à evolução mensal dos preços de consumo, em Dezembro a taxa de variação mensal do IPC geral foi de -0,1%. O grupo dos alimentos e bebidas no alcoólicas teve uma repercussão negativa na taxa mensal do IPC (-0,2%), em consequência da diminuição dos preços das frutas (-4,2%). Não obstante, dentro deste grupo, destacam-se as subidas dos preços da carne (+0,8%), dos legumes e hortaliças (+1,3%) e do peixe e marisco (+0,7%).
Atendendo ao tipo de carne, de acordo com o índice nacional de rubricas, a carne de porco foi a que mais subiu durante todo o ano 2019 (+7,2%), com um aumento no mês de Dezembro de 1,4%. A carne de ovino também subiu em 2019 (+3,4%) registando em Dezembro uma forte subida (+3,8%). A carne de bovino, foi a que teve o menor aumento em 2019 (+0,7%).
Quarta-Feira, 15 de Janeiro de 2020/ Instituto Nacional de Estadística/ Espanha.
https://www.ine.es/