Uma destas duas partes, de 102.758.752,72 euros é destinada ao apoio a investimentos em agricultura de precisão, eficiência energética e economia circular no sector agrícola e pecuário. Este pacote de estimulos destinado a promover o investimento privado contribuirá para melhorar a resiliência do sector e a sua competitividade, ao mesmo tempo que se favorece a consecução dos objectivos do clima, da conservação do meio ambiente e da descarbonização do sector agrícola e pecuário. As acções previstas têm como elemento central quatro programas de apoio para a execução de projectos de investimento, cujo objectivo é promover melhorias nos sistemas de gestão de estercos em explorações pecuárias e a modernização e transformação integral de estufas de hortaliças, flores de corte e plantas ornamentais. Os outros dois programas têm que ver com a realização de acções de eficiência energética nas explorações agro-pecuárias e no aproveitamento energético de sub-produtos pecuários e de biomassa agrícola, e com o fomento da aplicação de agricultura e pecuária de precisão e tecnologias 4.0.
Os outros 12.600.000 euros serão destinados a medidas de biossegurança em sanidade vegetal e animal. Serão financiados projectos de melhoria das infraestruturas e capacidade dos centros de limpeza e desinfecção de veículos de transporte terrestre de animais, através de melhorias tecnológicas, como a automatização, a robotização, a instalação de novos sistemas para a limpeza e desinfecção, como a desinfecção por calor ou a instalação de sistemas para a verificação da limpeza e desinfecção e também para a construção de novos centros,
A distribuição destas primeiras ajudas terá agora que ser submetida à Conferência Sectorial de Agricultura e Desenvolvimento Rural, se bem que se deva destacar que no desenho das acções participaram, desde o seu início, tanto as Comunidades Autónomas como o próprio sector.
19 de Outubro de 2021/ MAPA/ Espanha.
https://www.mapa.gob.es