Devido à greve dos transportadores, as indústrias espanholas da alimentação animal e da pecuária alertaram, num comunicado, para um possível colapso imediato. O desabastecimento de matérias-primas bem como de micro-ingredientes, minerais e vitaminas usados para produzir rações para os animais pode deixar muitas explorações sem alimento para os seus animais.
De acordo com várias informações, a Estremadura seria uma das regiões mais afectadas já que é uma região importante de produção pecuária mas não dispõe de matérias-primas e estas são transportadas a partir dos portos. Além disso, a dispersão das explorações no território dificulta ainda mais a sua chegada ao destino final.
Noutro comunicado conjunto, a Associação de Fabricantes e Distribuidores (AECOC), a Associação Nacional de Grandes Empresas de Distribuição (ANGED) e a Confederação de Cooperativas Agrárias denunciam que numerosas empresas e cooperativas interromperam os seus processos de fabrico e vêem-se obrigadas a fechar, temporariamente, as fábricas perante a falta de fornecimento.
23 de Março de 2022/ Redacção 333.