Diversas entidades dos setores cinegético e pecuário, juntamente com uma equipa científica especializada em sanidade suína e população de javalis e gestão sanitária, lançaram o Grupo Operacional para a prevenção da Peste Suína Africana em Espanha (GO PREVPA), que foi apresentado no passado mês de Novembro .
Já imerso no período de execução, o projeto PREVPA tem várias linhas de trabalho abertas:
- Construir um sistema de recolha de dados de meio ambiente e caça de uma maneira mais homogénea e harmonizada, uma vez que até agora as diferentes Comunidades Autónomas têm procedimentos próprios, o que dificulta a comparação dos dados entre territórios. Isto permitiria um conhecimento mais exato da dinâmica populacional de espécies como o javali, cuja monitorização é necessária para poder conhecer a evolução desta espécie e estabelecer práticas de maneio adequadas para as suas populações.
- Implementar um plano de biossegurança específico em pecuárias suínas: preparação de pessoal e investimento em medidas ou instalações que permitam reduzir o risco sanitário. Além disso, o GO PREVPA está a dedicar um grande esforço à captura e monitorização de javalis, através do uso de coleiras GPS, nas proximidades de explorações de suínos para analisar o uso do espaço e recursos pecuários por este suíno selvagem. Esta informação, juntamente com a obtida nas visitas de biossegurança que serão realizadas em explorações de suínos em diferentes partes da Espanha, permitirá o desenvolvimento de um protocolo de biossegurança padronizado e o estabelecimento de uma série de medidas preventivas que devem ser adoptadas para reduzir a risco de entrada e circulação de diferentes agentes patogénicos.
- Realizar diferentes jornadas de formação, bem como tele-formação com cursos abertos disponíveis, que abordarão medidas de prevenção contra PSA ou novos métodos para melhorar os sistemas estatísticos de caça em Espanha.
8 de Abril de 2022/ PREVPA/ Espanha.
https://prevpa.com/