O Ministério da Agricultura espanhol deu uma conferência sobre a Peste Suína Africana (PSA). Durante a conferência, o Ministro salientou que a responsabilidade de manter esta doença fora do país é partilhada e que é considerada necessária uma acção imediata e que todos os sectores envolvidos devem ser envolvidos na sua implementação, principalmente através da notificação imediata de quaisquer suspeitas e através da aplicação de medidas rigorosas de biossegurança.
O ministro salientou que a Espanha prestou especial atenção à incorporação de medidas de biossegurança nas explorações suinícolas. Este ano, o Plano Estratégico Nacional de Biosegurança entrou na sua terceira fase de implementação, como um pilar essencial da produção nacional de suínos.
O ministro garantiu que é essencial monitorizar e controlar as populações de javalis, como elementos da possível incursão e propagação da doença no país. Para o efeito, o ministério tem vindo a trabalhar há vários anos no desenvolvimento de um plano de gestão nacional para estas populações, a médio e longo prazo, que já foi implementado durante a época de caça que acaba de terminar.
22 de Junho de 2022/ MAPA/ Espanha.
https://www.mapa.gob.es