No passado dia 22 de Abril Fernando Burgaz, Director-Geral da Indústria Alimentar do MAGRAMA, Maurício García de Quevedo, Director-Geral da FIAB e Agustín Velilla, Subdirector-Geral de Comércio Internacional de Produtos Agroalimentares do MINECO apresentaram o documento que define os territórios com maior valor estratégico para a indústria alimentar e de bebidas de Espanha.
Os critérios de selecção foram estabelecidos em função de vários grupos de variáveis como a população e o PIB potencial de cada um dos mercados, a evolução das exportações, a relação valor e volume do produto exportado, o lugar que ocupa a Espanha relativamente aos restantes países da União Europeia ou a estrutura de distribuição e as barreiras comerciais existentes em cada um dos territórios analisados.
A China e Hong Kong, juntamente com o Sudeste Asiático, Estados Unidos, Reino Unido e Japão encabeçam a lista de vinte países pré-seleccionados pela FIAB de acordo com o seu maior potencial e interesse estratégico.
Ásia, o grande objectivo
A China e Hong-Kong elegem-se como o objectivo primordial para as exportações espanholas do sector da alimentação e bebidas graças à pujanza e crescimento constante que regista este mercado asiático. Com efeito, a China é por si só o terceiro destino das exportações espanholas e regista uma das taxas mais elevadas de crescimento no médio e longo prazo. Em concreto, nos últimos cinco anos, as exportações para a China incluindo Hong Kong cresceram 23%. Em número gerais, a indústria espanhola exporta 486 milhões de euros por ano para o gigante asiático, sendo o sector da carne o mais pujante – principalmente o suíno - com um valor de 141 milhões de euros, representa 35% do total das exportações.
Quarta-Feira, 22 Abril de 2015/ FIAB/ Espanha.
http://blog.fiab.es/