O quadro do sector abordou a Peste Suína Africana. Nesse sentido, o Ministério considera necessário um manejo correcto do javali em áreas onde a doença ainda não está presente, o que requer o desenvolvimento de uma estratégia comum e coordenada a nível nacional.
Deste modo, por iniciativa do Ministério, será criado um grupo de trabalho, juntamente com as comunidades autónomas, com o objectivo de definir a estratégia a seguir nos próximos meses e iniciar as acções, a fim de estender as medidas necessárias, em coordenação com a Comissão Europeia (CE), a fim de evitar a entrada desta doença em território espanhol.
Conforme referido, o foco mais próximo da Espanha está localizada nas Ardenas (Bélgica), perto da fronteira com a França. As autoridades francesas têm sido extremamente rigorosas, "e nós, simplesmente como medida cautelar, temos que adoptar essa medida dentro de um conjunto de decisões sobre biossegurança e controlo no território nacional".
O ministro garantiu que haverá "vigilância e precaução" e que, embora não haja risco imediato, é essencial que todo o sector de caça contribua e esteja bem ciente disso.
Segunda-feira, 11 de Fevereiro de 2019/ MAPA/ Espanha.
https://www.mapa.gob.es