O Ministério da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente iniciará os trâmites oficiais para implementar a mudança de nome da Denominação de Origem "Jamón de Huelva" pelo termo “Jabugo”.
O acordo foi alcançado na semana passada entre o Conselho Regulador da Denominação de Origem Protegida (DOP) “Jamón de Huelva” e a empresa Sánchez Romero Carvajal, depois de um longo e intenso periodo de negociações, nas quais o Ministério da Agricultura colaborou activamente com todos os sectores implicados para facilitar o consenso. Essa colaboração vai prosseguir na próxima reunião entre o Ministério e os representantes do Conselho Regulador da DOP, para apresentar de forma oficial este acordo e iniciar os trâmites formais para a mudança de nome desta figura de qualidade de produtos de porco ibérico.
Até à assinatura deste acordo, Sánchez Romero Carvajal era uma das empresas autorizadas legalmente para o uso do termo “Jabugo” na rotulagem dos seus produtos. A partir de agora, esta empresa passará a ser parte da DOP que, por sua vez, tomará o nome de “Jabugo” para a comercialização de todos os produtos amparados por esta figura. Esta Denominação de Origem Protegida designa, protege e serve para certificar a origem e a qualidade dos presuntos e paletas procedentes de porcos de raça ibérica, criados e engordados em liberdade no montado, e elaborados nas vilas da Serra de Aracena e Picos de Aroche. A assinatura deste acordo consolida a presença dos produtos procedentes desta DOP no mercado. Trata-se de uma das mais representativas e com maior prestígio a nível nacional e internacional.
Sexta-feira, 13 de Março de 2015/ MAGRAMA/ Espanha.
http://www.magrama.gob.es/