O Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação melhora a acessibilidade na sua página da internet para mais de 300 milhões de dados estatísticos. Esta nova ferramenta permite que os utilizadores possam elaborar os seus próprios relatórios e análises sobre o sector agro-alimentar sem necessidade de terem conhecimentos informáticos ou estatísticos avançados.
Com este aplicativo será possível analisar os dados oficiais de forma rápida e visual e a evolução de qualquer cultura ao longo dos anos a nível nacional, por comunidade autónoma ou por província. Com isto pretende-se ajudar à tomada de decisões por parte do agricultor, já que entre as possibilidades que oferece o sistema, através do Inquérito de Superfícies e Rendimentos de culturas, cujos dados são provenientes das visitas de campo dos profissionais agronómicos, permite-se analisar comparativamente os rendimentos de diferentes culturas por província, comunidade autónoma ou a nível nacional. Esta informação pode ser mais um elemento de juízo na hora de tomar decisões sobre sementeira, ou consultar a evolução de um tipo de cultivo.
No âmbito pecuário pode-se observar, por exemplo, a dinâmica e intuitivamente a evolução dos efectivos de todas as espécies estudadas nas estatísticas oficiais até um nível de desagregação provincial. Igualmente, ficam à distância de um click dados como a evolução dos abates e das produções de leite, ovos, mel ou lã, igualmente à escala nacional, autonómica ou provincial.
O acesso aos dados pode-se realizar no seguinte link: https://www.mapa.gob.es/es/estadistica/temas/estadistica-digital/
18 de Novembro de 2022/ MAPA/ Espanha.
https://www.mapa.gob.es