Para impulsinar medidas de apoio que mitiguem a difícil situação das indústrias transformadoras de carne, afectadas pela crise dos preços das matérias-primas, foi criada uma linha de financiamento específica para a indústria transformadora, aprovada pelo Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação (MAPA), pelo Instituto de Crédito Oficial (ICO) e pela Sociedade Anónima Estatal de Caução Agrária (SAECA).
Esta linha de financiamento, que já está operativa, ajudará a cobrir as necessidades de liquidez ou necessidades financeiras para actividades empresariais e/ou investimentos, bem como os gastos com a actividade tanto em Espanha como fora do território nacional.
A linha estará aberta durante todo o ano de 2020, podendo prorrogar-se até 2021 e contempla empréstimos e linhas de crédito de até 1,6 milhões de euros tendo até cinco anos de amortização e um ano de carência.
A indústria transformadora do sector das carnes atravessou e está a atravessar enormes dificuldades desde o início de 2019, quando os preços da carne de porco dispararam em consequência do aumento da procura da China devido à Peste Suína Africana (PSA).
Deve-se destacar que a Lonja de Mercolérida fechou o ano com um aumento de 45,6% no preço por quilograma do porco vivo.
Esta problemática foi analisada ao longo de 2019 em vários encontros com o Secretário-Geral da Agricultura e Alimentação e com o Director-Geral da Indústria Alimentar.
10 de Fevereiro de 2020/ ANICE/ Espanha.