O contínuo aumento das populações de javalis representa um desafio para a gestão sustentável desta espécie devido ao impacto negativo que a sua sobre-população implica na dinâmica populacional de outras espécies silvestres, na sanidade animal, nas produções agrárias, na segurança rodoviária e na própria segurança dos cidadãos.
A monitorização desta espécie também é essencial para que as autoridades competentes das Comunidades Autónomas possam tomar as medidas necessárias à sua gestão, captura e controlo de riscos associados em função da situação particular de cada região, bem como coordenar decisões estratégicas com estas finalidades.
Para isso, torna-se necessário realizar um estudo à escala nacional, tendo em conta a grande distribuição da espécie e a plasticidade no uso de diferentes habitats, ambientes agrícolas, pecuários e inclusive urbanos; que indique a necessária calibração de resultados dos modelos existentes e validados sobre a distribuição da abundância relativa do javali em Espanha, para obter assim uma projecção de valores de densidade na totalidade do seu território.
O MAPA encomendou ao CSIC, através do IREC, a elaboração de um estudo que quantifique o tamanho das populações de javalis (Sus scrofa) de Espanha, bem como a sua distribuição com uma resolução espacial pelo menos ao nível comarcal, com a finalidade de usar estes dados na gestão desta espécie.
O custo de execução destes trabalhos encomendados ao CSIC através do IREC, que começarão após a entrada em vigor do Acordo, ascende à quantia máxima de 379911,10 euros repartidos de 2023 a 2026.
26 de Julho de 2023/ BOE/ Espanha.
https://www.boe.es