O Ministro da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente, Miguel Arias Cañete, afirmou que o sector suinícola é um dos cinco primeiros sectores industriais do país vizinho e ocupa o primeiro posto na indústria espanhola de alimentos e bebidas, com um volume de negócios de mais de 19.000 milhões de euros, que é 22% do volume de negócios de todo o sector alimentar espanhol.
O sector suinícola é o de maior peso da pecuária Espanhola e é o que contribuiu com maior parte para a Produção Final Agrária, da que representou 14,1% em 2012.
Por outro lado, para o Ministro, é necessário dotar de mecanismos para monitorizar adequadamente os mercados nacional e internacional, vigiar os custos de produção e a margem de lucro das explorações. Para isso, o Ministério da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente tem previsto o arranque de uma rede de explorações típificadas de suíno, a funcionar na Rede Nacional (RENGRATI) integrada, e por sua vez, numa rede internacional, o que permitirá realizar comparações com modelos análogos de produção.
Quinta-Feira, 24 de Outubro de 2013/ MAGRAMA/ Espanha.
http://www.magrama.gob.es/