Segundo um estudo elaborado por Consumolab, o centro de AINIA especializado no estudo do comportamento do consumidor e opinião dos consumidores sobre a rotulagem dos alimentos, a informação que mais desperta a atenção dos consumidores é a data de caducidade ou consumo preferencial, os ingredientes e a informação nutricional. Ao que menos tomam atenção quando lêem as etiquetas são o país de origem, o fabricante ou os alérgenios.
O estudo conclui que 39% afirma ter notado nos últimos meses as alterações nas etiquetas, sobretudo, no tipo de informação e na clareza com que é apresentada. Assim, 34% dos consumidores que notaram mudanças consideram que a informação nutricional está mais clara, enquanto que 32% são da opinião que a informação se lê melhor e 31% que a informação quanto aos ingredientes alergénicos está mais destacada. No entanto, outros 61% dos inquiridos dizem que não notaram mudanças na rotulagem.
Segundo os consumidores inquiridos, os produtos que têm uma informação mais clara na rotulagem são os lácteos (para 28% dos inquiridos), padaria, pastelaria e sobremesas (18%), assim como sumos e doces (18%). Em troca, as bebidas refrescantes (23%), os produtos dietéticos (20%), a carne e peixe fresco (20%) são os de mais difícil compreensão.
75% dos consumidores consideram que a origem dos produtos de alimentação não está claramente indicada na etiqueta. Para 27% dos consumidores, nos produtos como a carne e o peixe fresco a informação sobre o país de origem deveria estar claramente identificada.
Terça-feira, 10 de Março de 2015/ AINIA/ Espanha.
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