O Ministro Interino da Agricultura, Pescas e Alimentação, Luis Planas, acompanhado pela Secretária de Estado do Comércio, Xiana Méndez, reuniu-se em Bruxelas com as Comissárias Européias do Comércio, Cecilia Malström, e Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Hogan , para discutir as sanções anunciadas pelos EUA produtos agro-alimentares.
O Ministro pediu à comissária Malström firmeza para enfrentar o anúncio de sanções "injustas" dos Estados Unidos aos produtos agro-alimentares, no valor próximo a US $ 7,5 bilhões a nível comunitário.
Discutiu com o comissário Hogan a situação de cada um dos sectores.
No caso do azeite, o impacto económico das tarifas seria sério e aumentaria a crise de preços vivida pelo sector, como resultado de uma campanha com colheita record na temporada passada. O governo solicitou o armazenamento privado de azeite. Em relação às azeitonas de mesa, solicitou medidas promocionais.
O vinho espanhol, que tem uma presença crescente nos mercados dos Estados Unidos no segmento de médio e alto padrão, o interesse do governo é consolidar essa situação e até mesmo desenvolvê-la, para o que foram solicitadas medidas promocionais adicionais.
A respeito dos restantes sectores, o ministro destacou que, se houvesse efeitos negativos devido à aplicação de tarifas, seria necessário desencadear as medidas previstas na Organização Comum de Mercados Agrícolas, principalmente em matéria de promoção.
Quarta-feira, 9 de Outubro de 2019/ MAPA/ Espanha.
https://www.mapa.gob.es