A Conferência Sectorial de Agricultura e Desenvolvimento Rural aprovou o Plano Estatal de Integração Associativa para o exercício 2014, desenhado para facilitar que as entidades associativas consigam um grau de sustenibilidade que facilite a sua permanência na actividade agrícola e as sitúe em condições de fazer frente às alterações dos mercados. Para isso, foi desenvolvida uma estratégia que lhes permita superar a sua actual debilidade, derivada fundamentalmente do seu escasso tamanho e a sua atomização sectorial.
Objectivos do Plano
Entre os objectivos principais do Plano está fomentar a integração dos produtores em sociedades cooperativas agro-alimentares, em organizações de produtores, em sociedades agrícolas de transformação ou outras entidades no âmbito agro-alimentar.
Da mesma forma, o Plano irá fomentar o agrupamento dos primeiros escalões da cadeia alimentar, mediante a integração das entidades associativas ou a sua ampliação com o objectivo de melhorar a sua competitividade e contribuir para adicionar valor às suas produções.
Também vai contribuir para melhorar a renda dos produtores agrícolas integrados nas entidades associativas e, ao mesmo tempo, será impulsionada a melhoria da capacitação e formação dos gestores destas entidades.
Com o objectivo de dispôr de elementos de referência, que permitam avaliar a conquista dos objectivos anteriores, o Plano inclui uma série de indicadores, a modo de objectivos específicos, nas fases de produção, transformação, distribuição e vendas.
Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2014/ MAGRAMA/ Espanha.
http://www.magrama.gob.es