X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Espanha: primeira reunião da Comissão Nacional de Bem-Estar Animal

A Comissão Nacional de Bem-Estar Animal promoverá a liderança veterinária na defesa do bem-estar e na luta contra os maus tratos aos animais.

2 Março 2018
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A Comissão Nacional de Bem-Estar Animal criada pelo Conselho Geral de Colégios Veterinários (CGCVE) realizou a sua primeira reunião no passado dia 20 de Fevereiro. Três representantes da Junta Executiva da Organização Colegial e quatro peritos em áreas relacionadas com o bem-estar animal integram este comité que, entre outras funções, pretende converter-se no interlocutor em relação a temas de bem-estar animal de Colégios e de veterinários clínicos, responder à crescente consciência dos cidadãos sobre bem-estar de animais de companhia e de produção, elaborar documentos com base científica sobre esta área e promover a liderança da profissão veterinária neste âmbito impulsionando o compromisso ético dos veterinários na melhoria das condições de vida de animais de produção e de animais de companhia, bem como na luta contra os maus tratos.

Nesta primeira reunião definiram-se as linhas mestras de acção a curto e médio prazo:

  • Transmitir, à sociedade, o compromisso da Comissão em questões de bem-estar e saúde animal, segurança alimentar e luta contra os maus tratos através de um esforço de formação e divulgação tanto a nível interno, dirigido aos veterinários, como externo, dirigido à sociedade em geral.
  • Definir um mecanismo de acção ante situações de alarme social nas que a Comissão deva pronunciar-se com base em critérios científicos, técnicos e profissionais.
  • Estabelecer um protocolo genérico de bem-estar animal no qual se unifique a informação dos guias de boas práticas e de maneio, tendo em conta a acção tanto do veterinário clínico como do veterinário oficial.
  • Produzir um guia de identificação/protocolo dos maus tratos aos animais que sirva, os veterinários, como ferramenta para detectar o maltrato e agir ante este tipo de situações.

Para llevar a cabo todas estas tareas, la Comisión Nacional de Bienestar Animal considera imprescindible impulsar la formación sobre bienestar animal de los veterinarios, sobre todo de los clínicos que trabajan en el sector privado.

Quinta-Feira, 22 de Fevereiro de 2018/ Organización Colegial Veterinaria Española/ Espanha.
http://www.colvet.es

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista