O primeiro ‘Guia Nacional de Gestão de Alertas Alimentares’ é um documento-guia, de carácter orientativo e voluntário que representa um importante impulso para a organização e gestão coordenada dos alertas alimentares entre a Administração e o sector alimentar espanhol.
Põe à disposição das empresas, especialmente das PME's, a correcta interpretação e implantação dos requisitos legais na gestão de alertas, incorporando as aprendizagens obtidas na produção e comercialização agro-alimentar nos últimos anos.
O texto compila boas-práticas em matéria de investigação, gestão e comunicação em situações de alerta alimentar, ao mesmo tempo que clarifica os critérios e mecanismos de coordenação com as autoridades competentes. Inclui os pontos de contacto das Comunidades Autónomas e a informação que deve ser fornecida às autoridades competentes perante o aparecimento de um problema.
O seu objectivo final é conseguir uma maior protecção dos consumidores, retirando-se da cadeia de comercialização os alimentos que tenham um possível risco para a saúde e evitando, portanto, que sejam consumidos.
Aceda ao "Guia de gestão de alertas alimentares para operadores (OPSA, 2020)"
8 de Março de 2021/ AESAN/ Espanha.
https://www.aesan.gob.es