O Ministro da Agricultura, Pescas e Alimentação, Luis Planas, substituiu a Suécia na presidência do Conselho da União Europeia, que terá início a 1 de julho. O Ministro sueco dos Assuntos Rurais, Peter Kullgren, cedeu a Presidência do Conselho a Espanha, após a conclusão do Conselho de Ministros da Agricultura e Pescas, que terminou hoje no Luxemburgo.
A Espanha trabalhará nos próximos meses para assegurar um equilíbrio entre a segurança alimentar e o impacto ambiental, económico e social. No domínio da agricultura, as prioridades centrar-se-ão no reforço e na promoção das novas tecnologias no sector agroalimentar, na garantia da segurança alimentar, na protecção da saúde e do ambiente, na promoção da Política Agrícola Comum (PAC) e na visibilidade do mundo rural.
Para o efeito, a Espanha realizará duas reuniões informais em Julho e Setembro. A primeira, em Vigo, abordará a descarbonização do sector das pescas e os investimentos em sustentabilidade. A segunda, em Córdoba, abordará as novas tecnologias como instrumento para uma agricultura mais resiliente face às alterações climáticas.
Para além dos Conselhos de Ministros agendados em Bruxelas e no Luxemburgo, até 31 de Dezembro, estão previstas reuniões e encontros em diferentes cidades espanholas que se centrarão, entre outros temas, na saúde e bem-estar animal, na produção biológica, na promoção das zonas rurais, na caça, nos seguros agrícolas e na fitossanidade.
27 de Junho de 2023/ MAPA/ Espanha
https://www.mapa.gob.es