Investigadores do Grupo de Investigação sobre Infertilidade (GRI-BCN) da Faculdade de Veterinária da UAB apresentaram, recentemente, os primeiros dados sobre o estudo científico que estão a realizar para avaliar a efectividade de um tratamento de imunocontracepção em javalis urbanos e periurbanos.
Os dados correspondem aos animais capturados e vacinados nos últimos 9 meses do ano 2017, bem como o seu acompanhamento.
Foram estudados cerca de 100 animais, sendo que mais de 60 foram tratados com a vacina contraceptiva, os restantes foram animais controlo. É de destacar os bons resultados quanto à percentagem de recaptura dos animais (quase 40%), o que permitiu obter amostras seriadas dos indivíduos para poder analisar e avaliar o efeito da vacina.
O nível hormonal de progesterona e de testosterona no soro em fêmeas e machos, respectivamente, indica que todas as fêmeas tratadas têm a progesterona baixa (a hormona da gestação). Quanto à testosterona em machos, a hormona manteve-se baixa em 40% e ainda falta determinar qual a sua origem – para descartar as não relacionadas com o tratamento - e a presença ou ausência de células espermáticas activas.
Ainda falta fazer o acompanhamento do estado fisiológico e sanitário dos animais e a análise da resposta imunitária à vacina dos mesmos, bem como os indicadores sociais ligados ao projecto.
Quarta-Feira, 7 de Março de 2018/ Universitat Autònoma de Barcelona.
http://www.uab.cat