A Task Force de prevenção da Peste Suína Africana (GO PREVPA) publicou um novo documento contendo uma proposta sustentável para a monitorização de javalis selvagens.
Uma grande parte do território espanhol tem uma capacidade de abrigar populações de javalis que ainda não atingiu o seu limite máxim, e as populações estão, na sua maioria, perto das suas taxas máximas de produtividade, o que torna muito difícil o seu controlo. No entanto, Espanha carece de integração na monitorização adequada das populações selvagens (monitorização integrada). A Espanha tem um dos melhores sistemas de recolha de estatísticas de caça e saúde para javalis no contexto europeu. Contudo, é aconselhável que algumas Comunidades Autónomas recolham dados ao nível do terreno de caça com maior resolução espacial e temporal.
Neste sentido, o PREVPA está a promover campanhas de monitorização em várias populações representativas da diversidade de habitats e cenários de gestão deste animal selvagem dentro do território nacional. Tudo isto se baseia nas metodologias de foto-detecção sem reconhecimento individual e nas estatísticas de caça de qualidade, que são as mais recomendadas para estimar a densidade de javalis à escala local, de acordo com investigações recentes do projecto europeu ENETWILD.
Proposta sustentável para a monitorização de espécies cinegéticas: o caso do javali
18 de Janeiro de 2023/ GOPREVPA/ Espanha.
https://prevpa.com