El Ministerio da Agricultura espanhol publicou o Guía para la vigilancia sanitaria en fauna silvestre. O guia é destinado a todas as pessoas que, devido à sua actividade profissional ou aos seus hobbies, estejam em contacto com o campo: caçadores, mas também agentes florestais e do meio ambiente, agricultores e produtores pecuários, amantes das aves, micólogos, caminhantes e amantes da natureza em geral.
Entre outros aspectos, Ante a situação de reemergência da Peste Suína Africana no Centro e Leste da Europa, o guia sugere que se deve prestar especial atenção à procura de javalis mortos ou moribundos.
Ainda que possa haver outras causas de mortalidade dos javalis em Espanha (como a Doença de Aujeszky, a salmonelose, a pasteurelose, etc.), a enorme repercussão da PSA para o sector suinícola e para o sector cinegético torna muito importante alertar imediatamente as autoridades veterinárias quando se detectem javalis mortos ou moribundos. Um diagnóstico rápido permitirá tomar as medidas adequadas o quanto antes reduzindo enormemente as perdas que se possam ocasionar. É muito importante recordar que é proibido o movimento de javalis silvestres entre países da UE.
Sexta-Feira, 19 de Julho de 2019/ MAPA/ Espanha.
https://www.mapa.gob.es