O Ministério da Agricultura espanhol acaba de publicar o "Programa nacional de vigilancia sanitaria porcina adaptado al incremento de riesgo de incursión de Peste Porcina Africana en la UE" (Programa nacional de vigilância sanitária dos suínos adaptado ao risco acrescido de incursão da peste suína africana na UE) para 2023.
Nos últimos meses, a presença da PSA não deixou de ser confirmada dentro da zona de restrição estabelecida pela Comissão Europeia e que afecta vários países da UE, o que indica que o risco ainda está presente. A existência nestes países de explorações com baixos níveis de biossegurança e o envolvimento da população de javalis representam um risco significativo de propagação da doença ao resto da União Europeia e, consequentemente, a Espanha, pelo que é necessário continuar com a vigilância reforçada durante o ano 2023.
O plano de vigilância terá uma componente passiva, baseada em campanhas de informação e sensibilização para a detecção precoce e notificação de casos compatíveis com estas doenças, e uma componente activa, baseada em amostragem serológica e virológica regular orientada para o risco, bem como um plano de vigilância para lesões evidentes compatíveis em matadouros. Além disso, é estabelecida uma vigilância especial sobre as condições de limpeza e desinfecção dos veículos de transporte de animais vivos provenientes dos países de maior risco em relação à possibilidade de entrada do vírus da PSA.
Janeiro de 2023/ MAPA/ Espanha.
https://www.mapa.gob.es