O ICEX España Exportación e Inversiones publicou um relatório realizado pela Oficina Económica y Comercial da Embaixada de Espanha em Viena sobre o mercado dos transformados de carne na Áustria.
De acordo com este relatório, a Áustria é um país tradicionalmente produtor de transformados de carne com um mercado maduro, no qual não só se compete com o país anfitrião, que tem uma indústria e cultura de transformados de carne muito avançadas, como também com países vizinhos, como a Alemanha ou a Itália, tradicionalmente produtores e fortemente implantados no mercado. Este motivo dificulta, em grande medida, a entrada no mercado dos transformados de carne dirigidos ao grande público.
De entre os transformados de carne espanhóis, o presunto serrano é o que tem maior aceitação, já que está presente em práticamente qualquer loja que tenha variedade de presuntos e enchidos. O chouriço também é muito conhecido e pode-se encontrar igualmente em muitas lojas.
As importações austríacas de transformados de carne provenientes de Espanha continuam numa tendência ascendente desde 2011 apesar de uma ligeira descida em 2015. A Espanha situa-se na quinta posição em valor e na sexta em volume e é um dos principais fornecedores de presuntos e paletas com ou sem osso, atrás da Itália.
Novembro de 2016/ ICEX España Exportación e Inversiones/ Espanha.
http://www.icex.es/