O ICEX España Exportación e Inversiones publicou um relatório produzido pela Oficina Económica y Comercial da Embaixada de Espanha em Berna sobre o mercado do presunto na Suiça.
De acordo com este relatório, em 2015 este paés teve 2% da quota de importação de presunto curado a nível mundial, com importações avaliadas em 37 milhões de euros. Perfila-se como um destino interessante para a exportação, já que apenas 1,21% das exportações espanholas de presunt têm como destino a Suiça.
O mercado suiço consome e importa, principalmente, presunto desossado (96%), sendo o presunto com osso um produto marginal. Em 2015, a Espanha foi o terceiro maior fornecedor de presunto com e sem osso.
O presunto tem um consumo importante na Suiça, é o quarto produto mais consumido atrás das salsichas, carne de vaca e carne de aves fresca ou congelada. O presunto italiano é consumido em toda a Suiça e é o grande competidor do presunto serrano espanhol em práticamente todos as prateleiras dos supermercados, juntamente com a versão suiça do "presunto”, o Bündner Rohschinken.
O presunto ibérico é um produto quase inteiramente limitado ao canal Horeca e a alguns locais de comércio especializado de alimentação gourmet, pelo contrário, o presunto serrano costuma-se encontrar, se não amplamente, com bastante frequência, nos supermercados.
Novembro de 2016/ ICEX España Exportación e Inversiones/ Espanha.
http://www.icex.es/