ICEX España Exportación e Inversiones publicou um relatório realizado pela Oficina Económica y Comercial da Embaixada de Espanha em Dublín sobre o mercado de produtos curados na Irlanda.
Segundo este relatório, o mercado de produtos curados na Irlanda evoluiu nos últimos anos abrindo o espectro das variedades presentes e diversificando o lugar de origemn destas. A Irlanda é um país com 4,8 milhões de habitantes, que tem um consumo médio per capita de carne acima da média mundial e interesse por receitas e produtos procedentes de outros países. A sua produção local é limitada pelo que as importações de enchidos e produtos curados é importante.
O mercado de produtos curados na Irlanda sofreu mudanças, reflectindo os gostos e tendências dos consumidores. Além disso, de "jamón serrano", "prosciutto" de Parma, salame ou bacon, nos últimos anos ganharam importância outros produtos como o chouriço e o salcichão.
A Alemanha e a Itália são os principais competidores da Espanha e, apesar de os irlandeses reconhecerem a qualidade dos produtos espanhóis, estes não são ainda tão conhecidos como os italianos, pelo que a promoção e a apresentação do produto se convertem em elementos fundamentais.
Novembro de 2016/ ICEX España Exportación e Inversiones/ Espanha.
http://www.icex.es/