A Federação Espanhola de Indústrias de Alimentação e Bebidas (FIAB), em colaboração com o Governo de Espanha com o impulso do Ministério de Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente, apresentou um Marco Estratégico para a Indústria de Alimentação e Bebidas, "Alimentamos el Futuro", cujo objectivo é contribuir para a melhoria do conjunto da economia espanhola com o ano 2020 como horizonte. Graças a esta iniciativa, o sector espera manter um crescimento sustentável em vendas 4% anual, alcançando os 115.000 milhões de euros em 2020 e criar 60.000 postos de trabalho nos próximos seis anos.
O Quadro Estratégico foi apresentado num acto no "Palacio de la Moncloa" presidido por Mariano Rajoy e contou com a participação dos ministros de Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente, Miguel Arias Cañete, e de Sanidade, Serviços Sociais e Igualdade, Ana Mato. Por parte da industria estiveram presentes destacados empresários do sector e suas organizações, assim como todos os membros do Conselho de Direcção de FIAB, encabeçados pelo seu presidente, Pedro Astals e outros agentes da cadeia.
A indústria de alimentação e bebidas é um importante motor da economia espanhola e o primeiro sector industrial em termos de facturação. As suas vendas anuais ascendem a 90.168 milhões de euros, o que supõe 20,5% do total das vendas da indústria espanhola. Este dado coloca o sector de alimentação e bebidas no quarto posto de facturação na Europa – unicamente superado pela Alemanha, França e Itália – e o oitavo a nível mundial.
Quinta-feira, 13 de Março de 2014/ FIAB/ Espanha.
http://blog.fiab.es/