A Comissão de Saúde Pública do Ministério da Sanidade espanhol aprovou, em finais de Setembro, as recomendações de vacinação contra a gripe para a temporada 2018-2019.
A vacinação anti-gripal tem o objectivo reduzir a mortalidade e morbilidade associada à gripe e o impacto da doença na comunidade e está dirigida, fundamentalmente, para a protecção das pessoas que têm maior risco de apresentar complicações no caso de ficarem com gripe e para as que podem transmitir a doença a outras que têm um elevado risco de complicações. Também é recomendada a vacinação de pessoas que, pela sua ocupação, prestem serviços essenciais na comunidade e pessoas com exposição laboral a vírus aviares ou suínos.
Neste último caso, e tal como no passado ano, é recomendada a vacinação a pessoas com exposição laboral directa a aves domésticas ou a porcos em aviários e suiniculturas e também com exposição a aves silvestres. A finalidade é reduzir a oportunidade de infecção concomitante de vírus humano e aviar ou suíno, diminuindo a possibilidade de recombinação ou intercâmbio genético entre ambos os vírus.
Quarta-Feira, 12 de Dezembro de 2018/ MSCBS/ Espanha.
https://www.mscbs.gob.es