Dentro do Convénio de colaboração que o Ministério da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente (MAGRAMA), concretamente a Subdirecção Geral de Produtos Pecuários, tem com o IRTA no tema da Classificação de Carcaças Suínas e Bovinas, os investigadores do IRTA desenvolveram uma regra ZP que permite a implementação do método ZP de forma rápida e prática. O método ZP é dirigido aos matadouros com pouco volume de abates e é regulado por uma Decisão Europeia (2012/384/UE).
Seguindo a metodologia utilizada em França, o IRTA desenvolveu a regra ZP adaptando-a ao porco tipo produzido em Espanha seguindo a fórmula publicada na Decisão 2012/384 UE de 12 de Julho de 2012.
A principal inovação da regra, dirigida a matadouros com pouco volume de abates, é que, realizando as duas medições, permite obter directamente a percentagem de magro da carcaça na mesma linha de abate.. Esta rápida determinação da percentagem de magro permite fazer a marcação na carcaça instantes depois da medição e sem a necessidade de realizar nenhum cálculo adicional.
Paralelamente ao desenvolvimento da regra, os investigadores do IRTA produziram um manual prático e umas fichas técnicas com a finalidade de facilitar a implementação do método ZP nos matadouros.
A regra ZP, bem como o manual e as fichas técnicas serão distribuidas de forma gratuita a todos os matadouros que cumpram os requisitos e que o solicitem à sua delegação correspondente na sua Comunidade Autónoma.
Jueves, 28 de febrero de 2013/ IRTA-Nota de prensa/ España.
http://www.irta.cat/es-es