O "ICEX España Exportación e Inversiones" publicou um relatório realizado pela "Oficina Económica y Comercial" da Embaixada de Espanha em Lisboa sobre o mercado do presunto e dos enchidos.
Segundo o relatório, nos últimos anos o consumo de produtos de carne de porco e seus sub-produtos (fiambres e enchidos) reduziu-se devido à crise económica em Portugal.
O mercado da charcutaria em Portugal é definido como um mercado maduro, em termos de oferta e sortido de produto, mas ao mesmo tempo em constante evolução, valorizando muito a relação qualidade/preço. A diversidade de oferta (produtos e formatos existentes) é enorme e nos últimos anos foi observado o crescimento de algumas gamas de produtos tradicionais portugueses.
Hoje em dia, no mercado português confluem duas grandes tendências de consumo: uma na que a variável preço é a prioridade e outra na que os benefícios/diferenciação que os produtos oferecem são o principal chamariz para a decisão de compra.
Outubro de 2015/ ICEX España Exportación e Inversiones/ España.
http://www.icex.es/