X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Espanha: relatório sobre o mercado da carne na Polónia

O ICEX España Exportación e Inversiones publicou um relatório realizado pelo Gabinete Económico e Comercial da Embaixada de Espanha em Varsóvia sobre o mercado da carne na Polónia.

17 Dezembro 2015
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O ICEX España Exportación e Inversiones publicou um relatório realizado pelo Gabinete Económico e Comercial da Embaixada de Espanha em Varsóvia sobre o mercado da carne na Polónia.

Segundo o relatório, a Polónia é mu país tradicionalmente produtor e consumidor de carne. Em 2013 o mercado da carne da Polónia alcançou um valor de 2.970 milhões de euros e produziu 3.969.000 t de carne. Cerca de 40% da carne produzida é exportada, principalmente para países da UE. Até 2013, a Rússia era o 7º país receptor de carne polaca. Após o embargo russo o país passa por uma situação de super-produção de carne que terá que ser redirigida a novos mercados. Quanto às importações, supõem cerca 22% do total e provêm principalmente de países da UE como a Alemanha ou a Bélgica.

A Polónia é um dos principais produtores de aves da UE com 2,1 milhões de t em 2014, principalmente de frango (78%) e perú (18%). Em relação ao porco, a Polónia é um país que importa aproximadamente 30% da carne de porco que consome e a Espanha é o 5º fornecedor. Em bovinos, à volta de 70% da produção é destinada à exportação devido a uma redução progressiva do consumo interno.

O consumo per capita total de carnes situou-se em 73,6 kg/pessoa e ano e, deste valor, amais de 50% corresponde a carne de porco e 38% a carne de aves. O factor decisivo de compra continua a ser o preço mas a origem também tem em peso importante, dando prioridade aos produtos de origem polaca.

A presença de produto estrangeiro no mercado não é muito extensa, pelo que a carne importada não tende a chegar ao mercado minorista, destina-se principalmente ao canal horeca ou às fábricas de transformação. As importações de carne espanhola centram-se principalmente na carne de porco com 28.700 t em 2014.

Novembro de 2015/ ICEX España Esportación e Inversiones/ Espanha.
www.icex.es

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista