Segundo este relatório, a produção, importação e consumo de presunto consolidou-se ao longo dos últimos anos na Austrália. A Espanha beneficiou disso já que a partir de 2006 foi permitida a importação de presunto espanhol, incluidos ibérico, serrano e paleta.
A produção local de carne de porco e presunto foi aumentado e está destinada principalmente ao consumo doméstico pelo que as exportações para outros países estão muito limitadas. Os principais destinos são: Fiji, Malásia, Singapura e Nova Zelândia.
Por outro lado, as importações foram adquirindo importância ao longo dos últimos anos até superar os 1,8 milhões de kg de presunto (mais de 15 milhões de €). O presunto importado na Austrália provém da Itália e da Espanha. As importações espanholas estão limitadas a peças desossadas e sem gânglios e, nos últimos años, aumentaram mas continuam inferiores às do prosciutto italiano.
Uma das dificuldades que as empresas espanholas do sector encontram no mercado australiano é o desconhecimento da variedade e qualidade do produto.
Setembro de 2017/ ICEX España Exportación e Inversiones/ Espanha.
http://www.icex.es/