O ICEX Espanha Exportação e Investimentos publicou um relatório realizado pelo Gabinete Económico e Comercial da Embaixada de Espanha em São Paulo (Brasil) sobre o mercado do presunto curado no Brasil.
Segundo o relatório, o presunto é conhecido principalmente como presunto crú, uma denominação tecnicamente correcta que engloba a todos os presuntos curados, mas que no entanto também se confunde com o presunto tipo Parma, referente ao produto italiano.
O relatório constata que a Espanha tem o mercado brasileiro coberto e, segundo dados obtidos na UN Comtrade, 100% da parte aduaneira 02.10.11 de 2014 provinha de Espanha, representando um valor de 914.425 dólares. Além disso, na última década a importação desta parte aumentou em 480,65%.
O presunto curado é considerado no Brasil um produto de gama alta, o que faz com que tenha um tipo de consumidor muito limitado, fundamentalmente de classes sociais altas, que representa 35% dos habitantes, 65 milhões de consumidores.
A forma de venda do presunto curado nas principais cadeias de supermercados do Brasil é a do produto em fatias e embalado em vácuo em embalagens pequenas, geralmente de 100 g. O preço de venda do produto importado é ligeiramente superior ao produto nacional.
O estudo determina que a principal debilidade do presunto no Brasil é o seu elevado preço no ponto de venda e o desconhecimento sobre as diferentes qualidades e categorias do produto. Além disso, destaca que as perspectivas de futuro para o presunto estão ameaçadas por factores como:
- a desvalorização da moeda local que encarece as importações e o preço de venda.
- a crise económica e a retracção no consumo.
- a competição de produtos equivalentes nacionais e internacionais (Itália e Portugal).
- as dificuldades técnicas de acesso ao mercado.
No entanto, o presunto espanhol conta com uma imagem de qualidade e positiva, e beneficia de oportunidades como: a proliferação de restaurantes espanhóis, a imagem positiva e vanguardista da gastronomia espanhola e o interesse crescente na gastronomia, produtos de qualidade e a sofisticação dos hábitos de consumo.
Novembro de 2015/ ICEX España Esportación e Inversiones/ Espanha.
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