A Confederação de Agricultores e Produtores Pecuários, perante a confirmação, por parte do Ministério, da importação para Espanha, de javalis procedentes da Hungria, país limítrofe com vários países onde se confirmou a presença de Peste Suína Africana (PSA), manifestou a sua preocupação ao Ministério.
A Confederação dirigiu-se ao Ministério para solicitar que, com base na normativa nacional, que se adoptem medidas cautelares contra estas importações por representar um grave risco sanitário.
Segundo a Confederação, o Ministério reconhece, na sua resposta, que no Leste da Europa as particulares condições ecológicas e climáticas favorecem a circulação do vírus da PSA, ainda que afirma que não é possível proibir a importação de javalis da Hungria porque este país se encontra fora destas zonas de proteção e vigilância. A medida adoptada pelo Ministério com os Serviços de Sanidade Animal das Comunidades Autónomas é aprovar um Protocolo de quarentena para javalis provenientes de outros Estado Membros, aplicável a todas as remessas destes animais antes da sua liberação.
Segunda-feira, 26 de Março de 2018/ Unión de Uniones de Agricultores y Ganaderos/ Espanha.
http://uniondeuniones.org