O Ministro da Agricultura espanhol, na inauguração do Fórum Ganadero Cárnico, criado pelas seis organizações interprofissionais do sector (ASICI, AVIANZA, INTEROVIC, INTERCUN, INTERPORC e PROVACUNO), destacou que a produção pecuária é o principal sector agro-alimentar do país.
Em Espanha, a indústria das carnes, com 3554 empresas, principalmente em zonas rurais, gera um volume de negócios de 31727 milhões de euros, o que representa 25 % do sector alimentar espanhol; e 2,5 % do PIB. Dá emprego directo a 110413 trabalhadores, ou seja, representa 25% do total dos postos de trabalho da indústria alimentar espanhola.
Em 2021 as exportações espanholas de carnes e produtos cárneos ascenderam a 8819 milhões de euros, (um aumento de 4,4 % em relação ao ano anterior); o que representa 14,6% das exportações totais do sector agro-alimentar espanhol.
A nível europeu, a produção pecuária em Espanha é uma das mais importantes. No ano 2020, atingiu uma cifra próxima aos 11 milhões de toneladas, destacando-se o sector dos suínos, que representa 42% de toda a produção pecuária, seguido pela avicultura de carne. Os dados, no âmbito comunitário, situam a Espanha no primeiro lugar na produção de carne de ovino (com 27% da produção total), no segundo lugar em carne de suíno (quase 22% da produção total); também em segundo em carne de aves (13%), precedida pela Polónia e em terceiro em carne de bovino (10%), atrás da Alemanha e da França.
Recorde que pode encontrar dados sobre produção de carne na nossa secção de Estatísticas do sector.
1 de Junho de 2022/ MAPA/ Espanha.
https://www.mapa.gob.es