O ano 2017 foi histórico para o sector suíno espanhol, que pela primeira vez supera a barreira dos 5.000 milhões de euros no valor das exportações e alcança um valor de negócio de 15.000 milhões de euros, segundo indicou o director da "Interprofesional del Porcino de Capa Blanca" (INTERPORC), Alberto Herranz.
Herranz destacou a estabilidade na produção e consumo interno e o aumento das vendas ao exterior, que foi de 13% em facturação, até aos 5.080 milhões de euros.
França, principal mercado externo em volume e valor
O director da INTERPORC sublinhou que 2017 esteve marcado por um aumento das vendas para a Europa, que absorveu 70% das vendas e especialmente para a França, que volta a ser o principal mercado em volume, com 322.000 toneladas, deslocando a China, que com 318.000 tn é o segundo maior comprador.
Quanto a valor, a França também ganha terreno como primeiro destino exterior, com 922 milhões de euros, aumentando a vantagem sobre a China, com 500 milhões e o Japão, com 433 milhões, que são o segundo e terceiro mercado em valor respectivamente.
Pelo que se refere a produtos, 78% da facturação exterior provém da venda de carnes frescas, refrigeradas ou congeladas e miudezas, uma percentagem muito semelhante ao ano passado.
Quinta-feira, 1 de Fevereiro de 2018/ Interporc-Nota de imprensa/ Espanha.
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