O Conselho de Ministros aprovou um Real Decreto pelo qual se estabelece o título de Técnico em comercialização de produtos alimentares e se fixam os aspectos básicos do currículo. O título integra-se no nível de Formação Profissional de Grau Médio do sistema educativo, com uma duração de 2000 horas e inclui-se na Família Profissional do Comércio, Marketing, Hotelaria e Turismo.
Perfil e competências profissionais
O perfil para este título evolui para um profissional polivalente capacitado para exercer a sua actividade de forma presencial e online, no sector do comércio alimentar, em pequenos negócios e em superfícies comerciais.
As suas competências gerais consistem em desenvolver actividades comerciais em estabelecimentos alimentares físicos e online, gestão da logística de armazenamento, distribuição e reposição de produtos, supervisão de secções de venda de alimentos perecíveis e não perecíveis, atendimento comercial a clientes e fornecedores seguindo critérios de qualidade e agindo segundo a normativa de prevenção de riscos, segurança alimentar e protecção do consumidor.
Os actividades e postos mais relevantes aos que se dirige este título são:
- Responsável/encarregado de estabelecimento alimentar.
- Responsável/encarregado de secção/sala/departamento de loja de alimentação.
- Gestor/a de pequeno comércio alimentar.
- Responsável/encarregado de comércios alimentares online.
- Assessor/a comercial de produtos alimentares.
- Vendedor/a de produtos alimentares
Sexta-Feira, 6 de Abril de 2018/ La Moncloa/ Espanha.
http://www.lamoncloa.gob.es