A venda de antimicrobianos em Espanha é superior à média europeia, pelo que é necessário abordar urgentemente a utilização de antimicrobianos nas explorações pecuárias.
O Decreto Real visa estabelecer o quadro de acção para alcançar uma utilização sustentável dos antibióticos em todas as explorações pecuárias, incluindo as explorações aquícolas, com excepção das explorações de autoconsumo, bem como das pequenas explorações.
Para o efeito, será estabelecido um valor de referência nacional de consumo, a definir em função das espécies e da classificação zootécnica, ao qual o consumo das explorações deve ser aproximado, devendo ser consideradas medidas em função da percentagem de superação deste limite, sempre com base nas recomendações do veterinário da exploração e na aplicação destas recomendações pelo operador.
O Sistema Central Informático para o Controlo de Prescrições de Antibióticos Veterinários (PRESVET) permite agora ao produtor pecuário conhecer os dados sobre o consumo de antibióticos na sua exploração, informação necessária para começar a enfrentar o problema da resistência antimicrobiana o mais rapidamente possível. Esta informação ajudará os proprietários de explorações pecuárias e os veterinários a estarem cientes da sua posição relativa no consumo de antibióticos e a terem tempo para planear medidas de redução do consumo sempre que necessário.
29 de Novembro de 2022/ MAPA/ Espanha.
https://www.mapa.gob.es