O Ministério de Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente impulsiona o projecto “Rutas del Jamón Ibérico” para desenvolver o turismo e a criação de emprego nos territórios rurais.
Consiste numa experiência turística que precorre os territórios com Denominação de Origen do Presunto Ibérico. e que mostra o processo de elaboração deste produto, a sua envolvente paisagistica e gastronómica.
O plano conta com uma subvenção do Ministério de 320.000 euros e aplica-se nas Comunidades de Castela e Leão, Andaluzia e Extremadura.
Os objectivos principais do projecto são a criação de emprego, especialmente entre mulheres e jovens, bem como a conservação da biodiversidade de hábitats de interesse comunitário, como são os montados de origem pecuária; e o desenvolvimento do turismo e economia rurais.
Por outra lado, pretende-se dar um impulso a produção dos alimentos locais de elevada qualidade, como o presunto; fortalecer o tecido empresarial e destacar os recursos naturais e culturais do Montado, entre outros fins.
Jueves, 22 de agosto de 2013/ MAGRAMA/ España.
http://www.magrama.gob.es