A Ministra da Agricultura alemã, Julia Klöckner, acaba de confirmar, em conferência de imprensa, o primeiro caso de PSA na Alemanha.
Trata-se de um javali encontrado morto em Brandenburgo, concretamente no distrito de Spree-Neisse.
As amostras foram enviadas para o laboratório de referência, o Instituo Friedrich-Loeffler, o qual confirmou a suspeita.
Entre outras acções, estão-se a realizar buscas de outros possíveis cadáveres na zona para analisar a existência de contágio e determinar o alcance da doença.
Está previsto para hoje uma nova conferência de imprensa do Governo federal de Brandenburgo onde se concretizarão as medidas de restrição tomadas e que zonas afectam. Entre as medidas a tomar, a Ministra referiu a restrição à movimentação de pessoas e veículos, a restrição ou proibição da caça, a restrição ou proibição do uso de terras agrícolas para evitar a emigração de javalis que possam ser portadores do vírus ou criação de "corredores" de caça.
Em relação aos efeitos económicos após a confirmação da doença, a Ministra enfatizou o uso das medidas de regionalização reconhecidas dentro da UE, o que significa que só se suspende o comércio para as empresas localizadas dentro da zona de restrição a definir pelo Brandenburgo.
A Ministra também informou que se estabeleceu contacto com os principais destinos da carne de porco alemã, como é o caso da China, para a aceitação da regionalização.
[Notícia em actualização]
10 de Setembro de 2020/ Redacção 333.