O USDA propõe modificar a normativa federal em relação à inspecção de carne para estabelecer um novo sistema voluntário de inspecção (NSIS) para os matadouros de suínos e estabelecer a amostragem adicional para detecção de agentes patogénicos.
A nova normativa favorecerá a inovação e a flexibilidade nos estabelecimentos onde se abatam porcos destinados ao consumo.
Para os matadouros de suínos que optem pelo NSIS, a normativa aumentará o número de inspecções enquanto que se continuará com a inspecção de carcaças inspeccionadas pelo FSIS.
Nesta proposta, o USDA também modificará as normas que se aplicam no controlo dos agentes patogénicos entéricos que podem causar doenças transmitidas pelos alimentos. Especificamente, será solicitado que todos os matadouros de suínos implementem as medidas apropriadas para prevenir a contaminação durante todo o processo de produção nos seus planos de Análises de Perigos e Pontos Críticos de Controlo (HACCP) e Procedimentos Operativos Standard de Saneamento (SOP). Os novos requisitos garantirão que, tanto o USDA como o estabelecimiento, tenham a documentação que necessitam para verificar a efectividade destas medidas de forma contínua.
Haverá um período de 60 dias para comentários, após publicação da normativa no Registo Federal.
Mais informação disponível em fsis.usda.gov/wps/portal/fsis/topics/regulations/federal-register/proposed-rules.
Sexta-Feira, 19 de Janeiro de 2018/ USDA/ Estados Unidos.
https://www.usda.gov