No caso de um surto de doença animal estrangeira nos EUA, manter a continuidade do negócio para a indústria de carne de porco é fundamental para a segurança alimentar e a saúde e bem-estar dos animais.
O objectivo do plano Secure Pork Supply (SPS) é fornecer um plano de continuidade de negócio viável para indústrias de carne de porco e indústrias associadas que seja credível às entidades reguladoras responsáveis.
Ter o Plano SPS em vigor antes de um surto de doença animal estrangeira melhorará a coordenação e a comunicação entre todas as partes, acelerará uma resposta bem-sucedida e apoiará a continuidade das operações para produtores de carne de porco e indústrias associadas. Em um surto real, as decisões serão tomadas por entidades reguladoras responsáveis com base nas características únicas de cada surto.
Os surtos de doença animal estrangeira abordados no Plano SPS incluem:
- Febre Aftosa (FA)
- Peste Suína Clássica (PSC)
- Peste Suína Africana (PSA)
Participation is voluntary. Having the SPS Plan implemented prior to an FAD outbreak enhances coordination and communication between all stakeholders. It is intended to speed up a successful FAD response, and eventually enable the issuance of animal movement permits after the extent of the outbreak is understood. This will support COB for pork producers and allied industries who choose to participate.
A participação é voluntária. Ter o Plano SPS implementado antes de um surto aumenta a coordenação e a comunicação entre todas as partes interessadas. Pretende-se acelerar uma resposta bem sucedida e, eventualmente, permitir a emissão de permissões de movimentos de animais após a compreensão da extensão do surto.
O Plano SPS é o resultado de um esforço colaborativo de vários anos por representantes da indústria, estaduais, federais e académicos. Os financiamentos para seu desenvolvimento foram fornecidos pelo Serviço de Inspeção de Saúde Animal e de Plantas do USDA (APHIS) e o National Pork Board. O Plano é apenas orientativo.
Novembro 2017/ SPS/ Estados Unidos da América.
http://www.securepork.org