O Serviço de Inspecção Sanitária Animal e Vegetal (APHIS) do Departamento de Agricultura norteamericano publicou, no passado 23 de Abril, o seu relatório semanal sobre a situação do vírus da diarreia epidémica suína (DESv) e do Deltacoronavirus suíno (SDCv).
Segundo estes dados, para o DESv, até à data foram analisadas amostras de animais de 15.863 explorações, das quais 6.019 explorações deram positivas.
Simplificamos a explicação a número de explorações apesar do relatório contabilitzar as entradas em laboratório, entendendo que cada entrada inclui amostras recolhidas numa única exploraçlão e num só dia.
Há um total de 29 estados onde foram detectadas amostras biológicas positivas. Na Virginia unicamente foram detectadas amostras positivas ambientais, mas não biológicas.
Fig. 1 Número de explorações positivas para DESv por estado.
Em relação ao SDCv, das 638 explorações analisadas, 87 foram positivas. Há um total de 12 estados com amostras biológicas positivas enquanto que, para o estado Oklahoma, só foram detectadas amostras ambientais positivas, mas não amostras biológicas.
Fig. 2. Número de explorações positivas a SDCv por estado.
De seguida mostram-se os gráficos correspondentes ao número de entradas semanais em laboratório, tanto as analisadas como as positivas, desde o início da epidemia para as amostras biológicas e as ambientais. De realçar que, no caso das amostras ambientais, não são incluidas as amostras de rações.
Fig. 3 Número de entradas de amostras biológicas positivas para DESv por semana.
Fig. 4 Número de entradas de amostras ambientais positivas para DESv por semana.
Quarta-feira, 23 de Abril de 2014/ APHIS-USDA/ Estados Unidos.
http://www.aphis.usda.gov