X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Estimativas do comércio de óleo e farinha de soja para a América do Sul

Em consequência da grande seca que afectou as culturas sul-americanas de soja, espera-se que a região diminua a sua participação nos mercados internacionais da oleaginosa e dos seus derivados.

27 Abril 2022
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Estimativas para o mercado global de óleo de soja

A Argentina fornecerá o mercado com cerca de 47,6% do volume mundial de óleo vegetal proveniente da soja. Por outro lado, o segundo maior fornecedor é o Brasil, que fornecerá cerca de 13,7% dos volumes negociados com 1,7 Mt. A situação da indústria de transformação do Paraguai mantém um elevado grau de incerteza quanto à sua capacidade de abastecimento de matérias-primas já que existem estimativas de colheita entre 2,97 Mt e 4,05 Mt. Este cenário poderá complicar bastante a indústria paraguaia. Em 2021 foram processados 2,8 Mt de soja, sendo um registo baixo já que a média das últimas 3 campanhas foi de 3,45 Mt. Ao mesmo tempo, este país é chave para abastecer de soja a indústria de crushing argentina complementando a produção local do grão. Por isso, o corte no saldo exportável do país vizinho terá impacto directo nas capacidades produtivas de óleo e de farinha de soja da Argentina.

Deve-se destacar que o mercado internacional de óleos vegetais se encontra, actualmente, numa situação que se poderá considerar como um funil. Dentro das questões de maior relevância, nos últimos meses encontramos fundamentos que encurtam a oferta internacional de óleos de vários produtos. Neste sentido, as restrições à exportação de óleo de palma por parte da Indonésia, bem como a seca que afectou as culturas de colza no Canadá, o conflito bélico na região do Mar Negro e a seca Sul Americana reduziram as possibilidades de abastecimento do mercado internacional em óleos vegetais.

Perspectivas para o mercado da farinha de soja

Uma situação análoga ocorre no caso da farinha de soja, com a Argentina a liderar o mercado mundial do sub-produto, enquanto que o Brasil se posiciona logo atrás no segundo posto. Não obstante, a diferença neste caso é mais curta, já que as estimativas para a Argentina indicam exportações de 28 Mt para o ciclo 2021/22, enquanto que o Brasil fornecerá 16,5 Mt, representando 41,3% e 24,3% do comércio internacional respectivamente. Apesar disso, e de que estes dois países manterão a sua quota de mercado, o conjunto Sul-Americano reduzirá a sua participação entre campanhas de 71% para 68,9% na campanha 2021/22. Como contrapartida, os EUA. aumentarão a sua quota de mercado de farinha de soja passando de 18,2% para 19,3% no corrente ano comercial.

1 de Abril de 2022 | Bolsa de Comércio de Rosário | Argentina. https://www.bcr.com.ar

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados