A Estónia foi declarada livre de PSA nos suínos domésticos em 2020 de acordo com as normas da OIE e espera, no futuro próximo, solicitar à Comissão Europeia o estatuto de país livre de PSA para os javalis. Esta declaração permitirá o levantamento de todas as restrições existentes ao comércio de suínos e de carne de porco devidas a esta doença.
O último caso em suínos domésticos data de Setembro de 2017, enquanto que em javalis, o último caso se confirmou em Fevereiro de 2019, o que indica que a circulação do vírus é extremamente baixa ou inexistente.

De acordo com Maarja Kristian, assessora do Departamento de Saúde e Bem-Estar Animal da Junta Veterinária e Alimentar, foi estabelecida uma excelente cooperação com os caçadores e, em resultado dessa cooperação, a população de javalis reduziu-se quase dez vezes. Antes da doença a população de javalis estimada era de 30000 a 40000 cabeças enquanto que agora se situa em 4000-5000.
Para evitar a reinfecção dos javalis pela Peste Suína Africana (PSA) as autoridades veterinárias da Estónia determinaram que se deve manter uma densidade da população de 1 espécimen por cada 1000 ha de terra de caça.
10 de Junho de 2020/ Redacção da 333 a partir de dados do Veterinaar- ja Toiduamet/ Estónia.