O Conselho procedeu a um debate político sobre a contribuição do sector agrícola para a revisão intercalar da Estratégia Europa 2020. Enquanto que muitos ministros pensam que a Estratégia Europa 2020 tem feito diferença e tem sido efectivamente implementada, reconhecem no entanto que algumas das suas metas, como o emprego, a investigação e desenvolvimento e redução da pobreza não foram totalmente cumpridas: um foco específico deve ser colocado nessas questões nos próximos anos.
Várias delegações sublinharam que as recomendações elaboradas a nível da UE devem oferecer mais flexibilidade aos Estados-membros para as implementarem de acordo com a especificidade nacional. A maioria dos ministros destacaram a importância da agricultura e agro-alimentar e o seu contributo para a estratégia europeia de 2020. Muitos observaram que a política agrícola comum, recentemente reformada (PAC) oferece uma linha comum com as metas estabelecidas pela estratégia Europa 2020. Deve ser dado tempo às novas medidas para serem implementadas e a contribuição da nova PAC para a estratégia deve ser avaliada posteriormente. O programa europeu de investigação para a inovação na agricultura foi frequentemente mencionado como um exemplo. A nova PAC, nomeadamente através de medidas de desenvolvimento rural, tem agora a oportunidade de contribuir para atingir o objectivo da Estratégia Europa 2020 em matéria de emprego, através de acções que visem manter o emprego nas zonas rurais e reforçar a atracção dessas áreas, mais especificamente para os jovens.
Europa 2020 é a estratégia a dez anos de crescimento e emprego, lançada 2010 para tentar superar a crise económica das economias europeias. Europa 2020 destina-se a corrigir as deficiências do modelo de crescimento europeu e criar as condições para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo. Cinco grandes objectivos foram definidos para a UE alcançar até o final de 2020. Entre eles estão emprego, pesquisa e desenvolvimento, clima e energia, educação, inclusão social e redução da pobreza. Os objectivos da estratégia são também apoiados por sete "iniciativas emblemáticas", proporcionando um quadro através do qual a UE e as autoridades nacionais reforçam mutuamente os seus esforços nas áreas de apoio às prioridades da Estratégia Europa 2020, como a inovação, a economia digital, emprego, juventude, política industrial, pobreza e eficiência de recursos. Outras alavancas da UE, como o mercado único europeu, o orçamento da UE e a agenda externa da UE também contribuem para alcançar os objectivos da Estratégia Europa 2020. A estratégia Europa 2020 é implementada e monitorada como parte do Semestre Europeu, o ciclo anual de coordenação das políticas económicas e orçamentais.
Segunda-feira, 13 de Outubro de 2014/ Conselho/ União Europeia .
http://www.consilium.europa.eu