Os investigadores do "Istituto Zooprofilattico Sperimentale delle Venezie" (IZSVe) participaram num estudo promovido pelo centro de investigação espanhol, IRTA, para avaliar o nível de bem-estar dos porcos nos matadouros de 5 países: Portugal, Itália, Finlândia, Brasil e Espanha.
Para avaliar o bem-estar foi utilizado o protocolo Welfare Quality (WQ), que permite uma avaliação standartizada e científicamente reconhecida do bem-estar dos animais que pode ser aplicado de forma harmonizada nos Estados membros.
Em Itália, o protocolo WQ foi aplicado em 9 matadouros de grande capacidade localizados no norte do país. A avaliação foi baseada na medição de reacções específicas do animal ao longo das quatro fases nas quais foi dividido o abate: descarga, espera, aturdimento e sangramento.
A comparação entre países mostra que os matadouros italianos avaliados podem garantir um nível satisfatório de cuidados com o bem-estar animal. A prevalência de escorregões durante a descarga variou entre 1 e 13%, as coxeiras não superaram 2%, as carcaças com mais de 10 lesões entre 2 e 10%.
Terça-feira, 27 de Fevereiro de 2018/ IZSVe/ Itália.
http://www.izsvenezie.it